A importância de uma empresa de facilities para o bom funcionamento dos negócios já é uma questão muito discutida aqui no blog da EQS Engenharia. Seja por conta de sua capacidade de garantir segurança dentro das instalações quanto o bem-estar da equipe. O que resulta em uma produtividade elevada e, consequentemente, em mais lucros. Por conta dessas e outras vantagens, a terceirização de um serviço de gestão de facilities se apresenta como a solução ideal para manter a infraestrutura em ordem e não afetar o core business.
É claro que, como líder, é necessário se informar para tomar as decisões corretas. Até porque existem alguns pontos de atenção que você não pode deixar passar para escolher a parceira. Pode ser desde as necessidades específicas da sua organização até questões como mão de obra e uso de tecnologia. Isso é só uma amostra do que é preciso levar em conta. Neste artigo, vamos apresentar outros exemplos práticos em detalhes. Boa leitura!
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Veja 4 pontos para verificar antes de contratar uma empresa de facilities
Antes de seguir para as dicas, vale lembrar que toda contratação deve estar em consonância com o planejamento. Reunir-se com a equipe para avaliar as necessidades e orçamento ajudará a guiar a escolha da parceira ideal. Além disso, analisar os pontos a seguir vai garantir o melhor custo-benefício para sua companhia.
1. Os serviços de proteção oferecidos
Uma parte fundamental dos facilities é a oferta de segurança para dentro da estrutura. E não só nos da área, mas também na parte técnica, como sistemas críticos de energia e sistema de supressão de incêndios. Até porque não é possível trabalhar com equipamentos em falta por furtos ou com a constante sensação de insegurança. Afinal, quando alguma das funções citadas não funcionar corretamente, pode gerar acidentes irreversíveis.
Logo, é preciso ter atenção ao modo como a empresa de facilities lida com essas questões. Isso envolve ver o que é oferecido, histórico, procedimentos e qualidade dos equipamentos. Um exemplo bem-sucedido é a EQS Engenharia, que nunca registrou um acidente nos sistemas de energia.
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2. As certificações ISO
As certificações ISO são referências internacionais de qualidade. O objetivo delas é estabelecer padrões e processos que podem ser aplicados em diferentes países. Por ser uma certificação central e internacionalmente reconhecida, a ISO é utilizada para atestar excelência nos serviços propostos.
Ainda mais porque não existe só uma, mas diversas, como a 9001 e 14001, a depender do tipo de atuação. Ficar de olho nesse critério é prezar pela entrega de excelência e com chances quase nulas de erros. Isso é bom para você que gastará menos do que o necessário e terá mais respeito dos clientes.
3. O uso de tecnologia
A tecnologia não é mais diferencial de mercado, ela é pré-requisito. Em uma realidade corporativa e industrial cada vez mais digital, a empresa de facilities que não aderir está atrás dos concorrentes. Isso é agravado se levar em conta o amplo portfólio. Afinal, como gerir diversos serviços de modo eficiente sem uma ferramenta tecnológica? Pode até ocorrer, mas estará aberta a erros, falhas de comunicação e confusões que possuem alto custo. É por esses motivos que a EQS Engenharia utiliza a plataforma ArenaGO para fazer a administração dos trabalhos oferecidos.
4. A transparência e situação jurídica
Escolha empresas de facilities com processos transparentes. Ou seja, que estejam em constante diálogo com o responsável, bem como compartilhem os valores e dados para caso haja alguma contestação por parte da contratante. Também, o suporte para tirar dúvidas é essencial nessa tarefa.
Além disso, a realidade jurídica é essencial para estabelecer confiança. Imagine uma empresa que está enfrentando um processo do antigo cliente ou de um funcionário. Você escolheria? Conseguiria manter uma relação profissional 100% confiável? Provavelmente não. Por isso, verifique a situação jurídica e se resguarde. Afinal, lembre-se: o investimento está sendo feito pela sua companhia e ele deve ser o mais seguro possível.
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Ademais, podemos falar com toda a propriedade que é preciso olhar para a experiência e a qualificação dos profissionais que atuam na terceirizada. Já que a captação de novos talentos não será feita pelo seu RH, esse é um modo de ter certeza da qualidade do pessoal.
Agora que você viu algumas coisas que precisam de atenção antes da contratação da empresa de facilities, é só preparar um contrato minucioso e começar os trabalhos. Confira, também, nosso outro conteúdo e entenda por que não contratar a empresa mais barata do mercado de facilities.