Terceirizar as atividades-meio da sua empresa, aquelas que não fazem parte do core business, é a melhor alternativa para ganhar eficiência e otimizar tempo. Porém esse objetivo só se torna realidade quando se trabalha ao lado de um parceiro de alto nível. Ele oferecerá serviços excelentes, cumprirá prazos e entenderá o seu negócio de ponta a ponta. Por isso, antes de fechar negócio, é preciso conhecer os 5 principais cuidados na contratação de facilities.

Neste conteúdo, explicaremos em detalhes cada um deles. Assim, você saberá o que precisa considerar e não fará uma escolha que trará mais problemas do que soluções. Leia abaixo e entenda!

Entenda os 5 principais cuidados na contratação de facilities

Apesar de não serem o foco principal da companhia, as tarefas como higienização, manutenção preventiva e refrigeração precisam ser efetuadas sem erros. Isso porque, do contrário, podem atrapalhar a produtividade das equipes, prejudicar o fluxo e aumentar os custos.

Logo, dar atenção aos cuidados na contratação de facilities é uma grande responsabilidade para o gestor. O mesmo acontece quando falamos de síndicos ou administradores de condomínio que irão contar com essa ajuda nas operações do edifício.

Todos os envolvidos precisam ter claros quais critérios devem ser cumpridos e quais exigências são indispensáveis para o fechamento do negócio. Para facilitar, apresentaremos a seguir os mais importantes. Confira!

1. Busque por profissionais qualificados

Um dos mais importantes cuidados na contratação de facilities é a conferência de qualificação dos profissionais. Afinal, existe uma série de serviços diferentes que precisam ser executados e todos eles exigem a atuação de um especialista. Sistemas críticos de energiaclimatização e manutenção predial são alguns deles. Inclusive, muitos podem apresentar riscos à saúde de quem está realizando e até mesmo de seus colaboradores.

Portanto, examinar bem o histórico da empresa que você irá fechar negócio e verificar sua reputação é crucial. Procure por outros clientes, peça uma apresentação de resultados e confira avaliações on-line.

2. Considere o custo-benefício

Preços muito abaixo do mercado devem ser um ponto de atenção na hora de considerar o seu parceiro. Isso porque nem sempre a economia na negociação realmente diminuirá os custos do fluxo de caixa.

Uma máquina da fábrica que para de funcionar por um trabalho mal feito pode gerar custos maiores do que os que foram reduzidos mensalmente. E, nessa situação, ainda será necessário resolver a falha que surgiu e existe a chance de atrasar a entrega aos consumidores finais.

Dê preferência, então, ao custo-benefício. Veja a qualidade do serviço, do atendimento, a agilidade nos processos e os resultados apresentados.

3. Tenha certeza que a empresa cumpre suas exigências

Entre as principais vantagens de trabalhar com empresas em vez de autônomos está a centralização das demandas. Para conseguir resolver a limpeza e telecomunicações, por exemplo, é preciso de um grande quadro de profissionais. Assim, uma pessoa que trabalha sozinha raramente conseguirá cumprir esse objetivo.

Mas de nada adianta operar ao lado de um CNPJ que não cumpre suas exigências. Por isso, faça uma lista de todas as atividades-meio que devem ser terceirizadas e entenda se o possível fornecedor pode realizá-las com eficácia.

4. Veja se o fornecedor segue a legislação

Você sabia que se o seu parceiro descumprir alguma lei, sua empresa também pode ser responsabilizada? Por isso, um dos cuidados na contratação de facilities é averiguar se o fornecedor segue as regras do setor. Alguns exemplos são os direitos trabalhistas e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Para se sentir mais preparado nessa etapa, vale conhecer a lei 13429 que regulamenta o setor.

Aqui na EQS Engenharia, cumprimos todas as normas para garantir a segurança da equipe de campo e de seus funcionários. Sem contar que temos uma série de certificações ISO. Ou seja, nosso padrão de qualidade é internacional, desde quando falamos dos serviços prestados até a preocupação com sustentabilidade.

5. Analise o contrato em detalhes

Nossa última recomendação é a análise minuciosa do contrato. Realizar essa tarefa com assertividade ajudará a evitar problemas futuros e, inclusive, processos judiciais. Para isso, deixe especificado tudo que foi acordado verbalmente. Prazos, valores, suporte, responsáveis, renovações, multas e todas as outras informações que julgar necessárias. É possível, além disso, contar com o auxílio de um especialista jurídico para essa função.

Agora que já conhece os cuidados na contratação de facilities, que tal conferir os diferenciais da EQS Engenharia nesse segmento? Leia esse outro conteúdo e tome uma decisão totalmente embasada sobre o seu novo parceiro! Aproveite também para tirar dúvidas com nossa equipe especializada. Estamos te esperando!

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