Entre todos os objetivos que uma empresa pode ter, o principal, normalmente, é o mesmo: obter lucro todos os meses. Para isso, muitos gestores pensam em aumentar o valor dos produtos ou serviços e diminuir gastos de mercadoria, por exemplo. O que muitas pessoas ainda não sabem é que os custos de manutenção são grandes aliados na hora de equilibrar as receitas e despesas.
Isso porque, além de auxiliar em um melhor desempenho dos equipamentos, as revisões também podem ser otimizadas para demandar menos tempo e dinheiro. Neste conteúdo, separamos 5 dicas para você aplicar essas práticas no seu negócio. Confira!
Entenda como diminuir os custos de manutenção da sua companhia
Provavelmente, você já ouviu falar que realizar revisões constantes geram despesas muito altas. Ou, inclusive, pode ser que você pense da mesma maneira. Porém, a realidade não é exatamente assim. Operar sem enxergar o funcionamento das máquinas é um risco para qualquer empresa.
Em resumo, pode acarretar em paralisações demoradas na produção, atrasos para o cliente e gastos gigantescos. A melhor maneira de diminuir custos de manutenção é aliando performance, previsibilidade e informação. Abaixo, veja como trazer essa ideia para a sua realidade. Acompanhe!
1. Crie um plano de revisões preventivas para diminuir custos de manutenção
Quando você tem revisões frequentes, fica muito mais difícil surgirem defeitos de uma hora para outra. Afinal, periodicamente, eles são avaliados para entender sua atuação e falhas que possam surgir.
Esse tipo de cuidado evita a perda de dinheiro pela paralisação da produção e ajuda a diminuir custos de manutenção porque reduz os gastos inesperados. Não será mais preciso desembolsar grandes valores para substituir aparelhos imediatamente ou comprar peças que, às vezes, nem são fáceis de encontrar no mercado.
É interessante lembrar que essa prática não vale somente para os maquinários da fábrica. Dispositivos de climatização, sistemas hidráulicos e de energia também são pontos que devem entrar no plano de avaliações frequentes.
2. Programe as manutenções em horários de ociosidade
Toda companhia tem um certo período onde a demanda de trabalho é menor. Inclusive, alguns aparelhos chegam até a ficar parados por certo momento. Por isso, o ideal é agendar as manutenções preventivas para esses horários.
Assim, não há atrasos nas entregas devido a análise das máquinas. Essa ideia pode ser aplicada também nos escritórios, na hora de avaliar a integridade de um ar-condicionado, por exemplo. De tal forma, evita-se distrair ou atrapalhar os colaboradores e, consequentemente, diminuir a produtividade.
3. Desenvolva um plano de manutenção emergencial
Todo o trabalho com empresas de gestão de facilities visa a diminuir consertos emergenciais. Porém, ainda é possível que eles aconteçam com baixa frequência. A fim de minimizar os problemas nessas situações, um plano de contingência é a melhor solução.
Com ele, uma estratégia é desenhada para proceder de maneira ágil e assertiva em falhas não planejadas. O que fazer quando um dispositivo desligar sozinho? Qual é a melhor prática para um maquinário que está fazendo um barulho fora do normal? São respostas desse gênero que devem estar no planejamento. Seja para a equipe tomar alguma atitude ou para acionar a parceira responsável por resolver as atividades-meio.
4. Tenha um histórico do funcionamento das máquinas
Ter em mãos um histórico é indicado para facilitar o trabalho do técnico, diminuir custos de manutenção e tornar as soluções mais assertivas. É possível conhecer o padrão das ocorrências, o tempo médio entre as revisões e, até mesmo, os gastos dos últimos reparos.
Assim, os profissionais conseguem entender por completo o desempenho daquela máquina e, consequentemente, tomar decisões mais assertivas. Para ilustrar: é possível perceber que o equipamento precisa de revisões em tempos mais curtos. Ou que existe alguma falha constante que pode ser evitada. Inclusive, pode-se indicar formas de reduzir despesas de correção ou entender que a melhor saída é substituir o aparelho.
5. Trabalhe com uma parceira ágil e eficiente
Para que todos os itens anteriores funcionem perfeitamente, é fundamental trabalhar com uma empresa de gestão de facilities que seja realmente eficiente. Visto que optar por parceiras que possuem colaboradores desqualificados, que atrasam solicitações ou entregam um serviço de má qualidade, só atrapalha e atrasa sua equipe.
Para que a produtividade do seu negócio não seja afetada, você precisa de agilidade, eficiência e menos burocracia. Tudo isso, você conquista ao lado da EQS Engenharia.
Estamos no mercado há mais de 30 anos e aliamos tradição com inovação. Somos responsáveis por manter as atividades-meio atuando sem problemas para que o seu time foque no core business da empresa sem interrupções.
Quer saber como podemos auxiliar na prática? Converse com nossos especialistas ou acesse nosso site para conferir as soluções disponíveis. Esperamos você!