Há quem pense que o sistema de detecção de incêndio para indústria é mera formalidade. Ou seja, uma necessidade de cumprir a legislação e não sofrer sanções. Isso porque é necessária a instalação para obter o aval do Corpo de Bombeiros e começar o funcionamento.
A questão é que implementá-lo não é somente para cumprir a obrigatoriedade. A realidade é que ele evita transtornos, protege a vida dos funcionários e os bens materiais de possíveis acidentes com fogo.
Para entender melhor a gravidade do assunto, veja o dado do Instituto Sprinkler Brasil. Segundo ele, em 2021, foram noticiados 2.301 incêndios estruturais ― 85% a mais que no ano anterior. Isso mostra, ainda mais, a necessidade de a indústria ter uma política efetiva para isso, além de estar munida de bons sistemas contra incêndio. Mesmo que passe pela cabeça que é muito caro investir nisso, o valor é ainda maior para repor as perdas humanas e materiais, sem falar na continuidade dos negócios, correto?
Nesse sentido, construímos este conteúdo para ajudar a entender melhor a importância de um sistema de detectores de incêndio para indústria. Além disso, também mostraremos as partes que o compõem e o que levar em conta na hora de escolher. Leia e entenda!
Saiba mais: Sua indústria está protegida contra incêndios? Entenda melhor
Sistema de sensores de detectores para indústria: por que realizar a instalação
Uma indústria possui grandes riscos de acidentes com fogo por conta da quantidade de materiais combustíveis e/ou inflamáveis. O início desse tipo de desastre pode ser um forno, aparelhos elétricos com defeitos ou, até mesmo, reações químicas. Lembrando que o que pode causar esses riscos pode ser acúmulo de resíduos e emissão de faíscas, por exemplo. aparelhagens elétricas sobrecarregadas e a presença de gases também estão na lista.
O resultado de não aderir ao sistema é, claro, o que já trouxemos antes, mas também o próprio impedimento de funcionamento. Sem o equipamento, a indústria não tem permissão legal para atuar e, portanto, suas atividades não irão para frente.
Quer saber por que optar pela terceirização de facilities? Confira o conteúdo no blog.
Por isso, preparar um plano de combate a incêndios deve ser uma das prioridades. Como pontuamos acima, ele é essencial para manter intacto o patrimônio e todas as pessoas que trabalham dentro desse espaço. Além disso, existem outros motivos do porquê um sistema de sensores de incêndio para indústria é fundamental:
- garantir rápida evacuação das pessoas e evitar ferimentos;
- analisar até as menores mudanças no ambiente relacionadas ao calor ou presença de fumaça;
- acionar o Corpo de Bombeiros com agilidade para conter o fogo o mais rápido possível;
- proteger os produtos e o maquinário da indústria;
- estar adequado às normas de regulamentação;
- não prover alarmes falsos.
Ainda, é preciso ter certeza de que o escolhido tem as certificações para operar. Essa parte deve constar no plano previamente estabelecido, afinal todo o cuidado é pouco quando lidamos com vidas. A seguir, mostraremos os dispositivos que compõem um sistema de detectores de incêndio para indústria e que você precisa ter atenção.
Saiba quais são os componentes de um sistema de detectores de incêndio para indústria
Garantir que o sistema está completo e em funcionamento impecável é ter certeza que não irá falhar na hora da emergência. Por isso, antes, pense em qual tipo de alarme escolher: detector de fumaça, de calor ou chama?
Em relação à fumaça, existe o de efeito Tyndall e o que utiliza uma fonte ionizadora radioativa. Para esclarecer, o primeiro faz uso de feixes de luz para revelar partículas no ar. Já para as alterações de calor, existem os térmicos e os termovelocimétricos que usam um sistema mecânico por meio de pares bimetálicos. Os detectores de chama seriam como nossos olhos, eles conseguem enxergar uma chama em função das radiações eletromagnéticas emitidas pela chama.
Como o foco é para indústria, o melhor é estar munido de todos os tipos. Verificar desde as mudanças de temperatura até os primeiros sinais faz a diferença. Então, nossa dica é utilizar os três formatos, sempre contando com a parceria e orientação de profissionais experientes.
Os itens que compõem o sistema de detectores de incêndios para indústria são, principalmente:
- módulos de entrada e saída;
- detectores de incêndio;
- acionadores manuais;
- central de alarme;
- sinalizadores.
Algumas ferramentas auxiliares também são muito importantes, pois referem-se à marcação e formas de escape. As escadas de emergência pressurizadas, a iluminação, os hidrantes e a porta corta-fogo são algumas delas. Assim como ter um plano de abandono e funcionários treinados para esse momento.
Para evitar acidentes, é essencial sempre fazer a revisão de algumas áreas, como dos sistemas críticos de energia. Isso ainda deve ser somado à manutenção preventiva geral. Se isso parecer muita coisa dar conta ― até porque sua equipe está focada nos resultados ―, contratar uma empresa de gestão de facilities é o ideal. Acesse outros artigos do nosso blog para saber mais sobre o assunto.