A terceirização de serviços vem se tornando cada vez mais popular. Antes de mais nada, porque garante profissionais qualificados à disposição para rotinas preventivas e resolução de problemas. Além disso, é uma maneira de manter a equipe focada no que realmente importa: as vendas e o lucro do negócio. Por isso, quando falamos da manutenção elétrica, o cenário não é diferente.
Delegar os cuidados a essa área da companhia gera mais segurança para os times trabalharem e evita impactos negativos na produtividade. Abaixo, conheça os motivos para adotar essa estratégia. Veja mais!
Conheça os motivos para terceirizar a manutenção elétrica
Quando a manutenção elétrica não está em dia, inúmeras adversidades podem surgir. Desligamentos repentinos, falta de recursos e perda de equipamentos elétricos são alguns exemplos. Sendo assim, manter esse setor com um alto desempenho é fundamental. A seguir, entenda por que a terceirização é um bom caminho para atingir esse objetivo. Acompanhe!
1. Redução de custos
O primeiro motivo que abordaremos é a redução de custos, afinal essa é uma pauta frequente em qualquer companhia. Quando a terceirização da manutenção elétrica não acontece, existem duas saídas: ter uma equipe interna ou contratar um autônomo sempre que necessário. No primeiro caso, existirão custos para empregar os funcionários, treiná-los e todos os outros investimentos exigidos.
Já no segundo, os gastos tendem a ser ainda maiores, visto que um profissional independente normalmente é contratado quando acontece um problema. E, para substituir peças ou máquinas, o valor é mais alto. Sem contar que há todo o esforço para encontrar um especialista confiável e com agenda disponível.
Por fim, vale lembrar que, com um time próprio, será preciso comprar equipamentos utilizados nas manutenções e consertos. Já com uma empresa parceira, os técnicos possuem todos os materiais necessários para resolver o problema ou realizar uma manutenção preventiva.
2. Mão de obra especializada
Fontes de energia são fundamentais para qualquer tipo de negócio. Seja para manter o escritório funcionando, garantir o acesso à internet ou ligar o maquinário da fábrica. Mas, para hospitais e plataformas de petróleo, por exemplo, essa exigência é ainda maior. Isso porque eles precisam de eletricidade 24 horas.
Em qualquer uma dessas situações, deve-se ter certeza de que os profissionais escolhidos para cuidar dos sistemas de energia são capacitados. Essa precaução não é à toa, já que qualquer mínimo detalhe pode interferir na distribuição do recurso.
A terceirização da manutenção elétrica facilita essa função. Com ela, as pessoas designadas ao serviço terão as habilidades exigidas para consertar ou revisar os sistemas sem erros. Ainda, pode-se colocar em prática um plano de gestão confiável que evite qualquer falha.
3. Serviços personalizados
Você sabe quantos funcionários serão necessários para cuidar da manutenção elétrica? Um, cinco, dez? A resposta correta, na verdade, depende. Tudo porque, de acordo com o serviço a ser realizado no sistema, o número de técnicos necessários altera.
Desse modo, quando se tem uma equipe interna, ou você terá funcionários ociosos, ou falta de mão de obra em determinados momentos. Agora, com a terceirização, a situação é diferente. Isso porque, em contrato, é possível personalizar essas questões.
Um bom exemplo é indicar que, para um conserto simples, serão enviados dois técnicos e que, para uma manutenção complexa, são necessários cinco. Dessa forma, você não perde dinheiro em nenhum momento e ainda garante a efetividade dessa área do negócio.
Além disso, sempre terá um profissional disponível, mesmo que alguém fique doente ou se ausente por outro motivo. Afinal, a terceirizada se responsabiliza em substituir essas pessoas e, assim, não deixar nenhum serviço em aberto.
4. Resolução rápida e eficiente
Ter um técnico à disposição parece ser a maneira mais rápida de resolver um problema, certo? Errado. Quando se contrata empresas de gestão de facilities confiáveis e sem burocracia, as demandas são solucionadas em menos tempo.
Isso porque a resposta não está na rapidez para chegar até o local. Mesmo que, com a EQS Engenharia, esse também seja um fator positivo. Mas, na verdade, o mais importante é saber como acabar com aquela adversidade de forma ágil e eficiente. Então, não adianta ter um colaborador livre se ele não souber o que fazer naquele cenário. Por isso, terceirizar a manutenção elétrica é uma maneira de aliar dinamismo e competência.
5. Foco no core business
A manutenção elétrica é considerada uma atividade-meio. Isso quer dizer que ela é essencial para o funcionamento da empresa, mas não faz parte do core business. Ou seja, não interfere diretamente nas vendas.
Portanto, quando você delega essa demanda a um terceiro, abre mais espaço para que os gestores e colaboradores foquem nos objetivos do negócio. A contratada é responsável por manter o restante funcionando perfeitamente, garantindo a produtividade como um todo.
Agora que você já entendeu os motivos para investir na terceirização, que tal dar o próximo passo? Entre em contato com os especialistas da EQS Engenharia e entenda como podemos ajudar você na prática!