Você sabe quantas vezes um equipamento já parou de funcionar e gerou problemas de produção na sua empresa? Pode ter sido um atraso na entrega, um custo alto por troca de peças ou, até mesmo, a ociosidade dos funcionários. Agora, outra pergunta, talvez mais difícil de responder: quantas vezes um ar-condicionado com falhas baixou a produtividade da equipe do escritório? Raramente os gestores sabem apontar os impactos desses cenários, normalmente causados pela manutenção não planejada.
Por mais que apresente uma série de desvantagens, essa prática ainda é muito corriqueira dentro das organizações, pequenas, médias ou grandes. Então, neste conteúdo, explicaremos seu conceito e os motivos para não aderir a essa ideia ou para deixá-la de lado agora mesmo. Veja abaixo!
Entenda o que é a manutenção não planejada
Sabemos bem que os custos das revisões costumam aterrorizar os gestores. Não é fácil diminuir essas correções, mas é preciso que as máquinas funcionem para a empresa produzir. Por isso, é comum ficar refém desses gastos inesperados e que abalam o fluxo de caixa.
Uma das principais causas dessa dor de cabeça é a manutenção não planejada. Ela se divide em duas categorias, conhecidas como corretiva e ocasional. A primeira é a mais encontrada dentro das organizações, também chamada de quebra-conserta. Ou seja, o maquinário não passa por nenhum tipo de avaliação de rendimento ou performance até que apresente uma falha.
A segunda, por sua vez, não espera um defeito acontecer para agir. Porém, não é programada e não segue uma rotina específica. Ocasionalmente, como diz seu nome, pequenas análises são realizadas para modificações ou ajustes. Tudo isso em algum intervalo de produção, como almoço ou troca de turnos, com a máquina ligada.
Independentemente do tipo, as desvantagens de seguir essa prática são inúmeras. Abaixo, explicaremos melhor cada uma delas. Confira!
Conheça as desvantagens da manutenção não planejada
Muitas pessoas acreditam que apostar na manutenção não planejada é sinônimo de economia. Porém, esse pensamento não representa a realidade. Despesas gigantescas podem surgir de uma irregularidade que precisa ser resolvida com urgência. E, então, é praticamente obrigatório encontrar uma solução, custe o que custar.
Para você entender melhor as complicações que podem surgir e saber como se prevenir, listamos as principais a seguir. Acompanhe e saiba mais!
1. Custos altos
Começaremos falando daquela desvantagem que afeta diretamente o caixa da empresa: os custos altos. Para que um equipamento paralise completamente seu funcionamento, o problema, provavelmente, é grande. Isso quer dizer que uma peça deverá ser substituída, em um cenário positivo. No negativo, até mesmo o ativo inteiro não tem mais volta.
Por esse motivo, os gastos da manutenção não planejada são mais expressivos do que o da preventiva. Já que a última acompanha a performance dos aparelhos e indica quando há necessidade de algum ajuste ou troca com antecedência.
2. Falta de previsibilidade orçamentária
Não dá para adivinhar quando um defeito irá surgir sem a manutenção preditiva, que acompanha o ciclo de vida das máquinas. Portanto, nesse cenário, não é possível programar os gastos de revisão no orçamento da empresa. Dessa forma, os responsáveis pelas finanças precisam encontrar formas de arcar com aquele custo, sem prejudicar o budget de outras áreas. Essa é uma situação que atrapalha as metas monetárias da organização.
Agora, quando existe um planejamento, trabalhando com uma empresa de gestão de facilities, por exemplo, esse cenário fica mais fácil. Isso porque o custo já estará combinado em contrato com a parceira. Então, além de garantir a produção a todo vapor, é possível manter o financeiro em ordem.
3. Paralisações na produção e baixa produtividade
Bom, você já entendeu que as despesas são um grande problema da manutenção não planejada. Mas não são só elas. A baixa produtividade, causada por paralisações na produção, também é uma complicação que precisa de atenção.
Quando o maquinário estraga, os colaboradores ficam parados aguardando o conserto. Esse período, por menor que seja, diminui a produtividade da produção e, consequentemente, atrasa a entrega ao cliente. Quando acontece com frequência, pode ser um problema ainda maior. Sem contar que esse tempo, mesmo de ociosidade, custa dinheiro para o seu negócio.
O interessante é que essa não é uma situação exclusiva da fábrica. Um ar-condicionado que não está gelando em dias muito quentes, por exemplo, acaba diminuindo o rendimento dos colaboradores no escritório. Sabemos que esses cenários são menos tangíveis, mas, no fim do mês, a diferença aparece claramente nas metas não batidas ou no lucro não adquirido.
4. Riscos aos colaboradores
Não é somente a sua organização que pode ser afetada pela manutenção não planejada. É responsabilidade dos gestores garantir que os maquinários estejam funcionando bem e gerem segurança aos colaboradores. Agora, quando eles estragam repentinamente, podem acabar machucando quem os opera e causando graves riscos à saúde. A vida de um ser humano é colocada em risco e existem grandes chances da companhia ser processada por direitos trabalhistas.
Agora, você já sabe que apenas consertar as falhas não é uma boa indicação, então que tal conhecer os descuidos mais comuns nas revisões? Acesse nosso outro conteúdo que explica os principais erros nas manutenções de máquinas.
Você também pode entrar em contato com a EQS Engenharia e conversar sobre um plano de revisões programadas para a sua empresa. Esperamos você!