Bom, provavelmente você já ouviu falar que é parte da responsabilidade de uma empresa garantir a integridade de seus colaboradores. Principalmente, quando falamos de ocupações que oferecem alto risco. O uso de equipamentos de segurança e as manutenções preventivas de maquinários são algumas das medidas adotadas. Assim como os cuidados no sistema de incêndio e climatização. Mas nem sempre elas são realmente colocadas em prática ou utilizadas da melhor maneira. E, para isso, surge a ISO 450001.

Essa norma visa a diminuir o número de acidentes de trabalho criando medidas para evitá-los. Afinal, somente em 2019, houve mais de 500 mil ocorrências no Brasilsendo que cerca de 2.000 terminaram em morte.

Tendo esse preocupante cenário em mente, criamos este conteúdo. Nosso objetivo é apresentar os detalhes sobre as regras e explicar o que significa ter a certificação ISO 45001. Leia a seguir e entenda!

O que é a ISO 45001?

A ISO 45001 é uma norma internacional que tem como função proteger os colaboradores de companhias do mundo inteiro. Como o próprio nome já diz, foi desenvolvida pela International Organization for Standardization (ISO). Essa é uma organização que existe desde 1946 e desenvolve inúmeras diretrizes que podem ser utilizadas pelos países em geral. O interessante é que elas sempre podem ser adotadas por empresas de qualquer porte ou segmento.

Segundo o documento, os gestores de um negócio devem criar e promover ações que ajudem a proteger a saúde física e mental das equipes. Por isso, ele traz uma série de processos que devem ser seguidos para melhorar a Segurança do Trabalho (SST). Gerenciamento de riscos e a determinação de ações preventivas são alguns exemplos.

Para aplicar na sua realidade, é necessário considerar alguns pontos descritos na norma. Acompanhe quais são abaixo!

  • Desenvolver e implementar uma política e as metas de SST.
  • Garantir o envolvimento e comprometimento das lideranças.
  • Encontrar os riscos e oportunidades no local de trabalho.
  • Delimitar quais são os perigos relacionados às atividades e apresentar formas de eliminá-los ou diminuí-los.
  • Conscientizar todas as pessoas sobre as ameaças utilizando treinamentos e comunicação efetiva.
  • Criar uma cultura que visa a saúde ocupacional e a segurança dos funcionários.
  • Analisar o desempenho da estratégia e otimizá-la sempre que fizer sentido.

A seguir, entenda quais são as vantagens dessas regras para as organizações e para as equipes. Confira!

Quais os benefícios da ISO 45001?

O primeiro diz respeito a um dos principais objetivos da ISO 45001, ou seja, diminuir o número de acidentes de trabalho. Isso porque, seguindo as normas, todos os riscos são mapeados e processos para que eles não aconteçam são colocados em prática.

Porém, além disso, ela auxilia a melhorar o gerenciamento de SST como um todo e deixa sua empresa mais preparada nesse quesito. Consequentemente, existe uma melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, na motivação e engajamento com o negócio. Visto que é comum não se sentir confortável ou empolgado para exercer sua função quando existe medo de se machucar ou a sensação de estar desprotegido.

A adoção de todas essas medidas também reduz a quantidade de faltas, afastamentos, desligamentos e aumenta a produtividade. Ainda, vale mencionar que ela evita prejuízos financeiros oriundos de acidentes ou multas trabalhistas. Por fim, todas as diretrizes apresentadas pela ISO são fáceis de implantar, principalmente se a companhia já segue outras normas dessa organização.

Como saber se as medidas de segurança estão funcionando?

Sabemos que os gestores trabalham guiados por métricas e resultados, por isso, na Segurança do Trabalho, a situação não é diferente. Mesmo que pareça menos tangível, é possível criar fatores para determinar a efetividade das ações colocadas em prática.

Aqui, o sucesso está relacionado à participação de todas as pessoas da empresa, independentemente da hierarquia e da função que exerce. Assim, uma métrica a ser analisada é o engajamento dos colaboradores em geral com as medidas adotadas.

Além disso, deve-se avaliar, separadamente, o comprometimento das lideranças. Quando essa parte não acontece perfeitamente, fica difícil exigir que o restante das equipes sigam sem um exemplo. Para finalizar, a redução de óbitos e de acidentes no ambiente de trabalho também é um número a ser considerado.

Qual é o processo para a certificação na ISO 45001?

Quanto à certificação, o processo é fácil: é preciso seguir algumas das etapas que apresentamos no primeiro tópico deste conteúdo. Desenvolver e implementar políticas de SST, mapear todos os perigos, garantir o envolvimento dos colaboradores e criar um plano de ação para resolver os problemas.

Depois, acontece a auditoria que determinará se a empresa está apta para a certificação. Essa etapa é responsabilidade de organizações autorizadas e qualificadas, reconhecidas pelo IAF (International Accreditation Forum). Aqui no Brasil, por exemplo, o representante é o popular Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Aqui na EQS Engenharia, priorizamos a segurança do nosso time. Seja dentro da empresa ou na hora de visitar os clientes. Por isso, temos a certificação ISO 45001 e colocamos em prática todas as indicações da norma. Disponibilizamos equipamentos de proteção, reduzimos riscos, conscientizamos toda a equipe e trabalhamos continuamente para que as regras sejam internalizadas em nossa cultura.

Antes de terminar, temos uma dica: baixe o nosso e-book sobre gestão de facilities. Se você ainda não conhece, essa é uma estratégia que protege a integridade dos colaboradores e da infraestrutura. Ou seja, auxiliará na segurança do trabalho, mas também na conservação da estrutura e na diminuição de custos por falhas inesperadas. Leia o conteúdo e entenda!

Deixe um comentário