Não é de hoje que alguns gestores optam por trocar de fornecedores porque precisam economizar na companhia. Muitas vezes, esse cenário é decorrente de uma crise interna ou mesmo do país. Outro exemplo é quando acontece uma tentativa de renegociação que não traz vantagens para as duas partes. Porém, dentro do mercado de facilitiescontratar a empresa mais barata não é uma estratégia inteligente para diminuir custos. Na verdade, ela tende a trazer um retorno contrário do imaginado. Ou seja: despesas maiores e inesperadas.

Neste conteúdo, apresentaremos os motivos para não escolher essa alternativa na sua realidade. Além disso, mostraremos como um bom parceiro nesse ramo pode ajudar a reduzir os gastos e, inclusive, aumentar a produtividade.

Assim, você fica mais confiante para tomar uma decisão assertiva e coerente com os objetivos do seu negócio. Continue lendo abaixo e saiba mais!

Entenda por que não contratar a empresa mais barata do mercado de facilities

Aumentar a receita e encontrar maneiras de otimizar as saídas de dinheiro de uma companhia pode ajudar significativamente nas finanças. Porém essa estratégia não deve ser colocada em prática optando pela empresa mais barata do mercado de facilities. Na verdade, de nenhum outro segmento. Acontece que, quando se desconsidera o custo-benefício e se pensa apenas no valor, os problemas podem ser graves e irreversíveis.

Em nosso segmento, essa conta não costuma fechar. O motivo é simples: quando se trabalha com parceiros inexperientes ou de má qualidade, as probabilidades de falhas no serviço são grandes. Ao invés de executar um bom trabalho, é possível que mais adversidades sejam geradas.

Um equipamento que poderia ser consertado em uma visita pode apresentar falhas diversas vezes pela falta de um técnico qualificado. Já em um condomínio, um pequeno vazamento hidráulico se transformará em um transtorno enorme para os moradores ou proprietários de salas comerciais. Até mesmo uma irregularidade em um ar-condicionado tem potencial para provocar gastos enormes e atrapalhar a produtividade de uma equipe.

Logo, o dinheiro economizado mensalmente no preço do contrato é perdido de outras maneiras ao longo do ano. Mas, infelizmente, essa não é a única consequência. A diminuição de rendimento dentro de uma organização, o atraso na entrega ao cliente e a dificuldade de atingir as metas também são circunstâncias esperadas.

Então, qual a solução para economizar, eliminando as chances de complicações maiores na sua organização? Para começar, olhe para o contexto geral da empresa, ao invés apenas de um ponto específico. Desse modo, como diz o ditado popular, você evita trocar gato por lebre.

Depois, feche negócio com companhias que estão preocupadas em entregar um serviço impecável. No caso da gestão de facilities, decidir por empresas com credibilidade e eficiência pode ajudar muito.

Saiba como o mercado de facilities pode ajudar a diminuir custos da sua companhia

Em contraste a esse cenário negativo descrito anteriormente, a atividade exercida com um bom parceiro de facilities só traz benefícios. Isso porque todos os gastos com defeitos do dia a dia são evitados pela manutenção preventiva e um acompanhamento eficiente.

Então, você não descobrirá, na hora do problema, que havia um desgaste no elevador que causou uma paralisação. Na verdade, durante uma avaliação, os profissionais irão identificar essa possibilidade e aplicar uma correção que a evite. O mesmo se estende para maquinário de fábricas ou sistemas críticos de energia para locais que precisam de eletricidade sem interrupções.

Essa também é uma maneira de ter previsibilidade financeira. Pois, quando se espera uma falha surgir para resolver, não há como antever aquele custo. Por consequência, uma conta que não era aguardada surge e pode impactar os lucros. Agora, com o monitoramento frequente, será possível saber quando um ajuste é necessário para incluí-lo na previsão orçamentária.

Além disso, evitar uma empresa mais barata do mercado de facilities, garante, igualmente, que especialistas em cada uma das áreas necessárias estarão sempre disponíveis. Sem contar em outros pontos cruciais, como cumprimento de prazos e agilidade na resolução de problemas.

Portanto é mais inteligente escolher um parceiro de excelente qualidade e que ofereça custo-benefício ao invés de escolher o de menor valor. Afinal, ele será mais eficiente para diminuir as despesas do caixa do que a segunda opção.

E, em casos que se faz necessário rever valores de contrato, vale a pena conversar com o fornecedor e explicar a situação. Converse, apresente opções e encontrem juntos uma solução. A flexibilidade deve ser um atributo de quem trabalha ao seu lado.

Já que você está procurando uma parceria nesse ramo, que tal conversar com a equipe da EQS Engenharia? Tire suas dúvidas e entenda como podemos crescer juntos!

Deixe um comentário