Qual a importância da manutenção preventiva? Confira
Ninguém quer passar por sufocos devido a equipamentos e máquinas que param de funcionar e deixam toda a produção em perigo, não é mesmo? Seja qual for a área de atuação da sua empresa, manter em dia a manutenção predial e dos equipamentos é fundamental. Afinal de contas, uma simples falha pode prejudicar o trabalho e colocar em risco a entrega dos resultados. E é justamente neste ponto que atua a manutenção preventiva.
Diferente da manutenção corretiva, que entra em cena quando os equipamentos estão apresentando falhas ou já pararam de funcionar, a preventiva é aquela que tem como objetivo prevenir esses incidentes. Com ela, os sistemas são mantidos sempre em ordem, com correções e ajustes para que tudo funcione perfeitamente no dia a dia. Nos últimos anos, esse tipo de manutenção tem ganhado cada vez mais força, comprovando a eficácia do serviço em combater erros e diminuir os prejuízos para uma organização.
Quais as vantagens da manutenção preventiva?
Como falamos acima, a manutenção preventiva é essencial para as empresas. Através dela, é possível corrigir falhas antes que elas ocasionem prejuízos ou problemas mais sérios. Além disso, com esse tipo de manutenção, a rotina da organização fica mais segura e os gestores têm a tranquilidade que precisam para executar suas tarefas. Em questão de custos, a manutenção preventiva também é muito mais eficiente do que a corretiva. Isso acontece porque, ao prevenir falhas, trabalha-se apenas com a manutenção dos equipamentos.
Caso contrário, quando ocorre um erro que coloca em risco o funcionamento de uma máquina, por exemplo, pode ser necessário diversos tipos de serviços, incluindo a substituição de peças, gerando altos custos para a empresa. Neste caso, vale o ditado que diz “melhor prevenir do que remediar”. Afinal de contas, ao optar pela manutenção preventiva, máquinas e equipamentos estarão sempre disponíveis para funcionamento, evitando que um setor fique parado por motivo de falha.
Leia também: Manutenção preventiva de ar condicionado: por que realizar? Quais são os serviços de manutenção preventiva?
A manutenção preventiva pode incluir uma série de serviços, conforme a necessidade de cada organização. Indústrias, por exemplo, vão precisar de manutenção em todo seu sistema de equipamentos e maquinário, além disso, serviços como a limpeza e a manutenção predial podem ser incluídos. Dessa forma, torna-se possível manter em dia tudo o que é necessário para a execução plena das atividades.
No caso de empresas que utilizam, basicamente, computadores e tecnologia no dia a dia, a prevenção ocorre justamente nesses equipamentos. Além disso, serviços preventivos nos sistemas elétrico, hidráulico, além da verificação das instalações como um todo fazem parte desse tipo de manutenção. Em cada situação, a empresa de facilities pode analisar e oferecer os serviços mais indicados, entendendo as necessidades do gestor e, ainda, avaliando outras situações que requerem um olhar atento.
Por isso, é essencial contar com uma empresa terceirizada especializada em facilities. Ela poderá oferecer os melhores serviços de manutenção preventiva, levando em consideração as reais necessidades de cada cliente. Hámais de três décadas, a EQS Engenharia atua nesse segmento, proporcionando serviços de qualidade e mais tranquilidade à rotina de empresas em todo o Brasil. Entre em contato agora mesmo e saiba mais.