Sua empresa possui espaços sensíveis, como centrais de dados, que precisam de cuidado elevado na parte física? Ou, até mesmo, lida com máquinas e substâncias facilmente inflamáveis, como uma indústria? Se a resposta foi sim, os equipamentos de segurança precisam ser pensados de forma diferente, para gerar menos impacto. Pensando nisso, o sistema de supressão de incêndios, ou sistema de incêndio com agente limpo, acaba sendo o ideal para combater acidentes com fogo.

Isso ocorre porque seu objetivo é uma atuação mais rápida e automática, além de extremamente eficaz. Assim sendo, ele é a melhor opção para garantir proteção para uma estrutura que possui alto valor agregado ou ativos de missão crítica. Questões fundamentais de se considerar em uma gestão de facilities eficiente.

No artigo de hoje, explicaremos mais sobre esse artifício e sua efetividade. Bem como as áreas em que pode ser aplicado e outras informações importantes para ajudar sua companhia. Boa leitura!

Leia também: Importância de um sistema de sensores de incêndio para indústria

O que é um sistema de supressão de incêndios?

Um bom jeito de explicar um sistema de supressão de incêndio é fazendo a comparação com um sistema contra incêndios por sprinklers. As principais diferenças são o efeito ao ambiente e a forma de proteção. Predominantemente, os agentes extintores limpos se dividem em duas classes de halogenados: os refrigerantes HFC e as cetonas fluoradas. Estes agentes têm como principal função “roubar” o calor do fogo, causando, então, sua extinção.

Eles dependem de uma concentração específica no lugar a ser protegido por um tempo determinado. Portanto, a estanqueidade do local é fundamental para a performance.

O baixo impacto dos sistemas de supressão por agente limpo ao ambiente de segurança acontecem por conta do uso em estado gasoso ou, até mesmo, em fina névoa líquida. Ainda, os agentes extintores apresentam características físicas próprias para não deixarem resíduos, visto que são altamente voláteis. Tendo em mente que ele é destinado a instalações com maior sensibilidade, os principais pontos de aplicabilidade são:

  • máquinas e equipamentos que requerem um sistema não invasivo;
  • salas de processamento de dados;
  • salas elétricas;
  • eletrocentros;
  • subestações;
  • sala Cofre;
  • turbinas;
  •  

Abaixo, entenda como ver a confiabilidade do sistema de supressão de incêndios. Aproveite!

Confira no blog: Sistema de sensores de incêndio para indústria é com a EQS

Como reconhecer se um sistema de supressão de incêndios é confiável?

Talvez você já utilize a supressão de incêndios por necessidade, mas ainda não se atente a alguns critérios. Usando ou não, vale conhecer as características de um sistema confiável e poder realizar uma escolha certeira para sua empresa.

Primeiramente, é preciso conferir se ele se adequa à sua realidade. Bem como ver se é indicado para o seu objetivo. Essa parte tem a ver com o seu próprio planejamento. Até porque existem dois tipos de supressão de incêndios: o de aplicação local e o de inundação total. O de aplicação mais simples, previamente calculado e instalado para proteção de volumes específicos, dentro do range de cada produto. Já o segundo demanda uma série de cálculos e uma engenharia robusta para garantir o perfeito funcionamento.

Além disso, temos a questão da regulamentação, que é a principal neste tópico. Ainda não há uma regulamentação brasileira específica para essa questão, mas toda a América utiliza a NFPA 2001. Conhecida como Norma sobre Sistemas de Extinção de Incêndio com Agente Limpo, ela apresenta os requisitos para esse tipo de ferramenta. Tanto o de aplicação local quanto o de inundação.

Seguir essas regras é atestar a confiabilidade do sistema contratado. Então, é necessário o gestor estar de olho constantemente. Afinal, está diretamente relacionado à integridade da infraestrutura e dos profissionais dentro dela.

Para ambos os critérios, vale contar com um planejamento de facilities detalhado. Assim, a organização será impecável e o espaço ficará seguro.

Qual a maneira ideal de escolher um sistema de supressão de incêndios?

Você pôde ver que são muitas informações para conseguir fazer a escolha certa nesse assunto. Principalmente dados técnicos e requisitos que devem ser cumpridos. E, como líder, existe a noção de que o foco deve ser as atividades-fim, ou seja, as que trazem lucro para a companhia. E não em tarefas de instalação e manutenção predial.

Tendo isso em mente, o indicado para tomar essas decisões é contratar um serviço de gestão de facilities, como a EQS Engenharia. Em parceria com uma empresa terceirizada da área, você terá essa demanda suprida e ficará livre para focar no core business. Muito bom, não é?

Para entender melhor, conheça as vantagens absolutas da terceirização. Isso vai ajudar a ver os benefícios desse serviço para o seu negócio. Até a próxima!

Deixe um comentário