O que aconteceria se você ficasse sem eletricidade por alguns dias? O acesso à internet, televisão e outros aparelhos elétricos seriam interrompidos e ficaria mais difícil executar algumas tarefas. Mas você já imaginou as consequências se esse mesmo cenário acontecesse em um hospital? Como os pacientes que precisam de aparelhos conectados serão tratados? Quais as maneiras de continuar uma cirurgia se a luz acaba naquele momento? Existem locais, assim como esse, que precisam de sistemas críticos de energia para funcionar sem interrupções.
Isso porque uma pequena queda pode causar danos financeiros, pessoais e físicos. Diferente de uma residência em que esse problema até atrapalha, mas não chega a ser fatal ou a refletir no bolso dos moradores.
Por isso, neste conteúdo, explicaremos o que é esse serviço, como fazê-lo e para quais tipos de empresas ele é recomendado. Dessa forma, você consegue entender se essa é uma necessidade da sua realidade e quais os caminhos para uma contratação assertiva. Continue lendo e entenda!
Conheça em detalhes os sistemas críticos de energia
O termo sistemas críticos de energia pode parecer um bicho de 7 cabeças. E, apesar de ser uma atividade complexa e necessitar de profissionais qualificados para realizar, na prática, não é difícil de entender seu objetivo.
Você já esteve em um supermercado quando a eletricidade parou de funcionar? Como esses locais costumam ter gerador, por alguns minutos, tudo fica escuro e as operações precisam ser paralisadas. Porém, em seguida, os equipamentos reservas entram em ação e o trabalho continua.
A questão é que existem lugares que não suportam essa pausa entre a queda e a conexão substituta. Hospitais, como falamos acima, são um exemplo. Bancos, plataformas de petróleo, alguns tipos de indústrias e negócios também. Então, o que fazer nesses casos? A solução está nos chamados nobreaks disponibilizados pelos sistemas críticos de energia.
Em resumo, eles são uma maneira de fornecer eletricidade para os equipamentos sensíveis até que um gerador entre em ação. Além disso, garantem que esse recurso chegue de forma limpa, livre de oscilações que podem danificar as máquinas.
E quais são os problemas em organizações que não contam com essa ajuda? Quando falamos da saúde, as complicações são inúmeras. Visto que, para tratar os pacientes, são necessários diversos aparelhos que exigem luz 24 horas.Tomografia e ressonância são alguns deles, bem como as luzes em uma sala de cirurgia.
Danos como esses são mais simples de visualizar, pois podem afetar o estado físico das pessoas. Mas, dependendo da organização, as finanças são diretamente impactadas.
Se uma fábrica precisa fazer um intervalo por falta desse insumo, os trabalhadores recebem sem executar sua função, a entrega atrasa e os lucros diminuem. Bem como em casos de call center, em que até poucos minutos sem que os colaboradores estejam vendendo afetam o faturamento.
Saiba como assegurar sistemas críticos de energia confiáveis
Nem sempre é fácil definir se sua organização trabalha com equipamentos sensíveis. Porém não são poucas as áreas que precisam estar conectadas o tempo inteiro, principalmente com a relevância que a tecnologia possui.
Uma boa forma de ilustrar é com o data center ou sistema de telecomunicações. Como é nesses lugares em que os bancos de dados ficam concentrados, é indispensável a conexão sem intervalos. Assim, as informações cruciais para a segurança e funcionamento das atividades ficam protegidas e acessíveis.
Então, pense com a gente: qual o impacto do estrago caso a sua companhia fique sem eletricidade? É nessa resposta que você descobre o quão confiável deve ser o seu sistema crítico de energia. Afinal, o nível de qualidade dele precisa estar diretamente relacionado ao quanto uma falta súbita pode ser suportada em seu processo produtivo.
Para garantir o recurso ininterrupto, você deve contar com uma parceira que seja experiente e tenha credibilidade. A EQS Engenharia fornece esse tipo de serviço para grandes empresas brasileiras e diferentes segmentos. Aqueles que comentamos, como instituições financeiras, hospitais e plataformas de petróleo, estão em nosso portfólio.
Mas por que a escolha de quem trabalhará ao seu lado é tão importante? Primeiramente, porque o recurso precisa chegar com qualidade e sem quedas a todos os equipamentos. Além disso, as demandas de manutenção preventiva, corretiva ou emergencial devem ser executadas de forma impecável.
Não é à toa, já que qualquer defeito que passe despercebido pode causar falhas na eletricidade e atrapalhar as operações. Por isso, estar atento aos potenciais problemas e corrigir defeitos com agilidade é fundamental.
Contudo, esse não é o único tipo de tarefa terceirizada que sua equipe deve contar para atuar sem interferências nas metas. Leia nosso Guia Completo de Gestão de Facilities para médias e grandes empresas e entenda em detalhes!