Não é de hoje que a terceirização chama a atenção dos empresários. Afinal, muitos gestores já sabem que optar pela prestação de serviços costuma ser muito mais barato do que internalizar algumas funções. Essa prática é adotada, principalmente, nas atividades-meio, que são essenciais para o negócio, mas não interferem na entrega ao consumidor final.
Sua popularidade se confirma quando olhamos para o crescimento monetário que esse mercado teve mesmo durante a pandemia em 2020. Segundo dados do Jusbrasil, o setor movimentou R$ 43 bilhões no período, com aumento de R$ 3 bilhões em relação ao ano anterior.
Porém ainda há uma certa resistência e até mesmo dúvidas em relação a como funciona essa parceria e quais seriam as vantagens dela. Por isso, neste conteúdo, apresentaremos os principais benefícios. Leia abaixo e entenda!
Terceirização: conheça as principais vantagens de optar pela prestação de serviços
Basicamente, a terceirização é o ato de delegar a responsabilidade de certas demandas a outra empresa ou profissional. Uma boa forma de ilustrar essa ideia é pensar no trabalho com segurança patrimonial. Normalmente, os funcionários são encontrados por meio de uma companhia que atua especificamente nesse ramo. Dessa maneira, ele não é admitido pelo seu RH e responde a outra organização, mas a prestação de serviços é direcionada ao seu negócio.
Entre os objetivos, podemos destacar a agilidade na finalização de tarefas, diminuição de sobrecarga e o aumento de produtividade. Além disso, é um excelente modo de diminuir custos. A seguir, entenda os principais pontos positivos de adotar essa metodologia!
1. Foco nas atividades-fim da empresa
Se tem uma capacidade que um bom gestor deve ter é saber identificar o talento de seus colaboradores. Assim, é possível direcioná-los às responsabilidades que mais fazem sentido com suas competências. Pensando nisso, não há por que delegar tarefas da gestão de facilities, como limpeza e higienização para sua equipe.
Primeiramente, pois eles não foram contratados para essa função. Em segundo lugar, porque faz com que as atividades-fim, que são responsáveis por trazer faturamento para o negócio, sejam deixadas de lado. E, consequentemente, o desempenho também. Afinal, o tempo que seria dedicado à conquista das metas é utilizado para deixar o escritório em ordem, por exemplo.
Então, a vantagem da terceirização nesses casos é que ela abre espaço para sua equipe trabalhar tranquilamente. Enquanto isso, uma empresa parceira, como a EQS Engenharia, se empenha em resolver todas as outras funções com assertividade e sem interferências.
E qual a diferença entre escolher uma companhia experiente para a prestação de serviços e um autônomo? Na prática, nem sempre o último estará disponível na hora que precisar. Ainda, é difícil encontrar pessoas qualificadas e com um bom histórico de trabalho. Sem contar que os valores, por serem esporádicos, tendem a pesar mais no fluxo de caixa.
2. Produtividade
O acúmulo de obrigações que, muitas vezes, não fazem parte do escopo e os defeitos em equipamentos fundamentais são alguns motivos que afetam a performance. Portanto, quando você escolhe a terceirização, esses problemas são eliminados.
Não é à toa, já que, como falamos anteriormente, o time estará com toda a atenção na entrega ao consumidor final. Ademais, é possível terceirizar a manutenção preventiva e garantir que todo o maquinário necessário para o serviço esteja operando sem adversidades.
3. Profissionais qualificados
Contar com pessoas experientes no mercado é um dos principais ganhos da prestação de serviços. Isso porque as funções desempenhadas no mercado de facilities são inúmeras. Sistemas críticos de energia, manutenção predial, telecomunicações e climatização são apenas alguns exemplos. Logo, deve-se dispor de técnicos que possuam diferentes conhecimentos.
Atingir esse objetivo internalizando as demandas exigiria um alto investimento em contratações e performance dos funcionários. E, os profissionais liberais, podem acabar trazendo mais problemas do que soluções.
Diante dessa situação, a terceirização é a opção mais indicada. Pois, com ela, é possível trabalhar com especialistas em áreas distintas e garantir a eficiência de cada etapa.
4. Investimento redirecionados
Empregar diferentes colaboradores para substituir as demandas de terceirização gera grandes despesas. Em contraste, no momento em que a prestação de serviços é adotada, esses valores, que seriam direcionados às contratações, podem ganhar um novo caminho.
Seja a criação de um novo produto, a implementação de tecnologias ou a otimização de processos. O fato é que esse dinheiro poderá ser utilizado de forma estratégica para o crescimento da empresa ou para a melhora da entrega ao cliente.
5. Riscos controlados
O desligamento de um funcionário é sempre uma fase de transtorno. Visto que, após sua saída, será necessário encontrar uma nova pessoa que tenha as mesmas habilidades. E, por mais preparado que esse substituto seja, a etapa de adequação a empresa e aos processos leva um certo tempo.
Agora, na terceirização, esse cenário tem menos chances de acontecer. Afinal, a empresa contratada estará disponível e, se algum técnico optar pela saída, é responsabilidade da sua parceira resolver a situação sem afetar as obrigações.
Para finalizar, temos uma dica: entre em contato com a equipe da EQS Engenharia! Você pode tirar suas dúvidas sobre a terceirização e entender melhor como podemos trabalhar juntos. Estamos te esperando!