Dentro de um negócio, existem muitas responsabilidades para cumprir, desde seu foco até as que são necessárias para manter o lugar em ordem. Dentro disso, vem à tona a diferença entre atividade-fim e atividade-meio, visto que ambas possuem papel bem definido e impacto nos resultados.

Esses conceitos estão diretamente atrelados à prestação ou não de serviços, ou seja, a terceirização. Quer saber como isso ocorre? Continue a leitura deste artigo e entenda a diferença entre atividade-fim e atividade meio.

Veja como fazer uma gestão de facilities com eficiência.

Saiba qual é a diferença entre atividade-fim e atividade-meio

O que seu negócio oferece? Qual é o trabalho principal? A resposta para essas perguntas levam a entender a finalidade da companhia. Se você é um dos gestores de uma indústria de minérios, o foco pode ser a extração e manuseio desses materiais. Já se for uma automobilística, talvez seja a construção de carros em larga escala. Ou, até mesmo, no caso de uma companhia convencional, também existe um foco principal, que aumenta a receita. Isso configura o que é a atividade-fim.

Agora que você pensou nessa parte, reflita sobre os diversos componentes da estrutura. Seja a iluminação, manutenção de equipamentos, a limpeza, a refrigeração, a recepção, câmeras de segurança, etc. Todos eles têm papel fundamental no cumprimento das tarefas, mesmo que indiretamente. Afinal, como sua equipe pode produzir ao máximo se está preocupada com um ambiente sujo ou sem proteção, não é mesmo? Toda essa questão ligada às instalações e seu funcionamento são as atividades-meio, ou os facilities.

A ideia de trazermos essas reflexões é começar a compreender a diferença entre atividade-fim e atividade-meio. O que mostramos antes serve para ilustrar, contudo, logo abaixo, você pode ver as definições e entender melhor como cada uma delas impacta o cotidiano corporativo.

Atividade-fim

A diferença entre atividade-fim e atividade-meio começa pela forma em que elas influenciam nos resultados. A atividade-fim é a que está diretamente ligada aos objetivos da organização. Assim, ela é o motivo pelo qual aquela empresa se constituiu. Pode ser a venda de algum produto ou oferecimento de serviço. Dessa forma, é com isso que o negócio consegue lucros.

Atividade-meio

Já a atividade-meio é aquela que não impacta diretamente o core businessEla intermedia o caminho até o produto final ao garantir as condições do ambiente ideais para o trabalho. Desse modo, atua com os serviços necessários, como a manutenção predial, segurança, sistema críticos de energia e atribuições administrativas. Por meio dessas responsabilidades, garante que o espaço esteja operando de forma impecável a fim de potencializar a atuação do time. Em sua maioria, são terceirizadas, por conta da economia e por não fazerem parte dos lucros.

Por exemplo, em uma empresa de petróleo, a atribuição fundamental é a extração do insumo. Porém, para chegar a isso, é preciso que as EPIs estejam em ordem, bem como a higienização dos tanques que o petróleo será depositado. Sem contar com controle dos sistemas críticos de energia e proteção contra acidentes com fogo. Isso mostra a essencialidade das atividades-meio não somente para a integridade estrutural do espaço, mas também das pessoas.

Será que sua indústria está protegida contra incêndios? Entenda melhor!

Vale saber ainda que, desde 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) formalizou a terceirização de qualquer atividade dentro do negócio. Ou seja, agora esse tipo de atuação é constitucional. O que privilegia, principalmente, essas funções mediadoras, que, na maioria dos casos, são realizadas por prestadoras especializadas.

Veja mais: Erros comuns na contratação de terceirizados e como evitá-los

Entenda o que é a gestão de facilities e como ela pode auxiliar

A gestão de facilities, que citamos na introdução, está completamente relacionada à diferença entre atividade-fim e atividade-meio. Isso porque ela é, basicamente, a administração de diversas atividades-meio de uma empresa. Isto é, em vez de fazer isso por conta própria ou contratar uma parceira para cada tarefa, utiliza-se uma parte que dispõe de vários serviços na área. Podendo, dessa forma, atender integralmente às suas necessidades.

Confira no blog: Por que contratar uma empresa para gestão de facilities?

A consequência disso é economia, praticidade, agilidade e uma gama maior de profissionais qualificados à disposição da sua companhia. Sem mencionar que uma gestora de facilities realizará um planejamento detalhado e personalizado. Bem como terá mais desenvoltura para lidar com emergências. Conheça mais sobre esse tipo de serviço no Guia completo de gestão de facilities para médias e grandes empresas. E, claro, ainda pode saber mais sobre a prestação serviços no conteúdo “Terceirização: em quais áreas isso é vantajoso?”.

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