Muito se fala sobre as atividades-fim, ou seja, aquelas que aumentam o core business. Porém tão importantes quanto elas são as atividades-meio. Estas são essenciais para manter a companhia em pé. Questões de estrutura, como a limpeza, segurança, climatização, manutenção de máquinas e tantas outras têm impacto, mesmo que indireto, nos ganhos. E essas tarefas estão completamente relacionadas à pergunta do artigo de hoje: o que é gestão de facilities? Isso porque são elas que compõem o grupo de tarefas com essa denominação.

Ainda, é fundamental entender a relevância da manutenção predial para o andamento dos negócios. Visto que as interrupções e falhas durante o dia atrapalham, e muito, a produtividade da equipe, sendo, inclusive, motivo para dificultar os lucros. Para que você possa entender isso melhor, trouxemos este conteúdo em que explicaremos detalhes sobre o que é gestão de facilities. Boa leitura!

Leia no blog: Síndrome do Edifício Doente: o que é e como reverter

Entenda o que é gestão de facilities

Ao entrar em um prédio, você nota a conservação, a refrigeração e a limpeza do espaço, não é? Um lugar degradado gera uma imagem negativa e possivelmente esconde problemas maiores, como um edifício fragilizado. Além disso, também fica evidente quando a organização ou condomínio não investe em segurança. Seja contra incêndios ou na parte de sistemas críticos de energia. Pode ter certeza que a chance de ocorrer algum acidente é bem maior, o que tem a capacidade de levar a perdas materiais e humanas.

Confira: Como minimizar os custos de manutenção na sua empresa?

Trouxemos todos esses exemplos para começar a dar uma ideia do que são os facilities. Traduzindo do inglês, a palavra significa “instalações” e, basicamente, são todos os serviços essenciais para manter o padrão da infraestrutura de um local. Eles podem ser:

  • refrigeração e climatização;
  • sanitização de ambientes;
  • manutenção predial;
  • portaria e recepção;
  • segurança predial;
  • telecomunicações.

A partir da compreensão desse conceito, é possível entender a fundo o que é gestão de facilities. E não é complicado. É ela que gerencia todos esses serviços a fim de garantir um cuidado impecável, funcionamento pleno e, é claro, a satisfação máxima do cliente. Dessa forma, também se garante a proteção do patrimônio corporativo e dos profissionais que atuam dentro dele. Afinal, imagina se os extintores de incêndio não estiverem funcionando na hora de uma emergência. A gestão terá falhado e os danos terão impactos assustadores.

Agora, além de compreender o que é gestão de facilities, vale saber como colocar em prática e garantir qualidade para sua empresa. Veja os detalhes no tópico a seguir.

Confira o que é preciso para realizar a gestão de facilities

Existem alguns componentes essenciais para ver o que é gestão de facilities na prática. Isso ocorre porque é no momento da implementação que é preciso ter noção das etapas e ferramentas. Primeiro de tudo, faz-se necessário um planejamento minucioso. Ou seja, faça um levantamento das áreas necessárias, das revisões e de tudo que requer manutenção. Isso vai ajudar a visualizar o total e não investir verba de forma errônea.

Com isso, já dá para criar uma rotina de facilities com cronograma e calendário. Esse será o guia do dia a dia da aplicação. É claro que cada setor terá necessidades específicas e, por isso, uma execução particular. Aqui também aparece a importância das diferentes equipes que cuidam das tarefas, bem como da expertise e treinamento.

Quem realiza a gestão de facilities?

Ainda é necessário decidir se quem fará esse trabalho será a própria empresa ou uma prestadora de serviços da área de gestão de facilities. Acredite, essa decisão tem grande impacto. Enfatizamos aqui os muitos benefícios de contratar uma terceirizada:

  • redução de custos com contratação de funcionários;
  • diminuição de gastos com equipamentos;
  • foco da companhia nas atividades-fim;
  • qualidade elevada nos serviços;
  • equipe especializada;
  • segurança jurídica.

Também dá para fazer internamente, mas isso quer dizer que os gestores terão que dividir a atenção com o foco produtivo. E é bem melhor direcionar os esforços para a produção e deixar os facilities nas mãos de uma parceira, não é? Se ficar a dúvida, indicamos o conteúdo “Terceirização: as vantagens absolutas da prestação de serviços“.

Pensar o que é gestão de facilities é se deparar com a própria saúde estrutural da sua empresa. Assim como nosso corpo, uma mente ágil em um corpo pouco cuidado opera com dificuldade. E nenhum líder quer isso. Atividades-meio e atividades-fim precisam estar alinhadas para que os negócios possam prosperar ao máximo.

Sabia que a segurança faz parte dos facilities? Entenda a importância de ter uma cultura de segurança na empresa.

Para complementar o que trouxemos aqui, recomendamos conhecer os cuidados na contratação de facilities. Leia com atenção para ter a certeza das escolhas e continue acompanhando nosso blog para saber mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *