As obras e reformas prediais adaptam o ambiente, auxiliam na modernização e garantem segurança. É claro que podem ser realizadas por motivos até mais comuns, como troca de sistemas elétricos e hidráulicos. A questão é que não faltam razões, contudo todas são importantes para a manutenção do espaço.

Para ter a melhor gestão de facilities, é preciso se atentar a todos os pontos. Os cuidados com a segurança, o planejamento e os resíduos são algumas preocupações presentes. Por isso, trouxemos este conteúdo. Aqui, você entenderá sobre como colocar em prática as obras e reformas prediais. Aproveite!

Leia no blog: 5 benefícios de investir em engenharia e manutenção predial

Entenda por que realizar obras e reformas prediais

Já citamos alguns exemplos na introdução, mas vale ir além. Imagine, por exemplo, que sua organização será instalada em um prédio construído previamente. Para sua operação ser realizada no melhor nível, o lugar vai precisar ser remodelado de acordo com a identidade do seu negócio. Desse modo, as funções ficarão mais acessíveis e facilitará a produção e integração, seja em empresas convencionais ou indústrias. Estas, inclusive, têm maior exigência, pois vai ser fundamental para o tipo de atividade, já que envolve instalar maquinários em lugares específicos.

Além das situações que exigem obras e reformas prediais, os porquês de colocá-las em prática têm a ver também com os benefícios. O primeiro que vale ser citado é o maior tempo de durabilidade da infraestrutura. Sim, por conta das renovações, a tendência é que seu estado dure mais do que antes da reforma. Assim, será um período maior sem ter que lidar com outra obra e com as instalações em pleno funcionamento.

Ainda, uma coisa que acompanha a vantagem anterior é a redução de prejuízos e, por consequência, a diminuição de gastos. Isso pode ocorrer, só para citar alguns, na fiação, encanamento e refrigeração. E quando acontecem, causam desvio das funções dos funcionários e atrapalham a produção.

Saiba como minimizar os custos de manutenção na sua empresa.

Outra vantagem é a segurança. Afinal, um edifício reformado terá uma estrutura mais forte, melhor proteção aos trabalhadores e com menos acidentes. É claro que isso também resulta em uma situação jurídica regularizada, pois não haverá processos legais originados desses momentos.

Bom, você pôde ver que fazer as obras e reformas prediais é proveitoso. Agora, conheça a seguir alguns tópicos para ficar de olho ao longo da execução.

Confira 3 pontos de atenção na hora da reforma

É evidente que, independentemente da situação que o levou às obras e reformas prediais, o objetivo é um só: melhorar o espaço para aumentar os lucros. Sabemos que essa ligação não é direta, pois realizar essas atribuições não faz parte do core business. Contudo elas são essenciais para criar um ambiente propício para potencializar os resultados. Pensando nisso, separamos alguns pontos chave durante a reparação. Veja abaixo!

1. O projeto da reforma

Sendo o pontapé inicial, é fundamental projetar minuciosamente essa etapa. Nada de correr ou deixar detalhes para depois. É necessário seguir as normas da ABNT e do CREA para a reparação do edifício. Bem como assegurar o Atestado de Responsabilidade Técnica (ART) assinado por um profissional especializado. Todo o impacto do cuidado do princípio será visualizado claramente na estabilidade estrutural e na qualidade.

2. O planejamento da obra

Juntamente ao projeto, é preciso elaborar o planejamento. Organize horários, equipes, fases e tudo o que for relevante. Isso porque, quanto antes começar, mais rápido irá terminar. E, consequentemente, a companhia voltará logo ao ritmo normal. É importante lembrar que a reforma pode estar acontecendo só em uma ala ou na área externa. Então, pode ser que os ruídos e a movimentação atrapalhem a rotina dos que estão dentro. O gestor precisará pensar nisso e planejar da melhor forma.

3. Os resíduos

A execução de uma obra torna a geração de resíduos bem crítica, além do regular. Isso porque, além da quantidade produzida normalmente, têm os lixos provenientes da edificação. Assim, envolve restos de materiais de construção, embalagens, etc. Tomar cuidado com essa parte vai garantir menos dor de cabeça e uma imagem sustentável para o negócio. E, acredite, isso ajuda na argumentação com os clientes.

Veja também: Síndrome do Edifício Doente: o que é e como reverter

Saiba por que a terceirização pode ser a solução

Ficar de olho em tudo o que foi colocado aqui pode sobrecarregar a administração. Afinal, envolve contratação de pessoal, compra de insumos, organização de cronograma e tantas outras tarefas. Por isso, a dica que damos é aderir a uma prestadora de serviços que possa se encarregar desse trabalho.

A terceirização é muito positiva, visto que transfere os pormenores para uma parceira, como a EQS Engenharia. Ela executará as responsabilidades que citamos enquanto sua empresa foca nas atividades-fim. E pode ficar tranquilo, você estará por dentro de todas as obras e reformas prediais do seu negócio. Ainda pode entender mais sobre o assunto ao conhecer os erros comuns na contratação de terceirizados e como evitá-los. Boa leitura!

Deixe um comentário